O levantamento - realizado pela consultoria PwC e parte do estudo Tech Breakthroughts Megatrends - apontou oito tecnologias que praticamente estarão no dia a dia da maioria das organizações até o fim de 2020.
São elas:
Blockchain
Plataforma online de distribuição eletrônica que usa algoritmos de software para gravar e confirmar transações com confiabilidade e anonimato, como as de bitcoin;
Drones
Os famosos veículos aéreos não tripulados controlados remotamente por pilotos e computadores;
Inteligência artificial (AI)
Algoritmos de software capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como a percepção visual, o reconhecimento de voz, a tomada de decisão e a tradução de uma língua;
Internet das Coisas (IoT)
Aparelhos que, dotados de sensores, se comunicam entre si a partir de uma conexão de rede - gerando e coletando dados;
Realidade aumentada (AR)
Adição de informações (imagens, áudios e vídeos)
ao mundo físico a partir de uma integração via software;
Realidade virtual (VR)
Simulação tridimensional de uma imagem ou um ambiente completo dentro de um espaço definido e contido, sendo possível interagir de forma realista e em 360 graus. Equipamentos específicos, como o Oculus Rift, são necessários para usufruir dessa experiência imersiva.
Robôs
Máquinas inteligentes desenvolvidas para auxiliar, automatizar e executar determinadas tarefas pré-definidas, muitas delas antes relegadas a humanos;
Impressão 3D
Técnica moderna de impressão que, diferentemente das impressões "chapadas", possibilitam a impressão de elementos tridimensionais - a partir de insumos como plástico, metal, vidro, madeira etc;
Segundo a PwC, a influência dessas tecnologias no mercado de trabalho implicará a criação de novas categorias profissionais, passando pela relação comercial com clientes, definição da estratégia de negócios e de gestão da empresa. A área operacional também será afetada, com o uso, por exemplo, de drones, impressão 3D ou inteligência artificial.
“Acreditamos que essas tecnologias irão impactar em todos os aspectos do modelo de negócio de uma empresa, independentemente do porte. Algumas influenciarão de forma muito benéfica e outras de forma bastante desafiadora”, conclui Norberto Tomasini, diretor da PwC Brasil.
Conheça abaixo trabalhos baseado em realidade aumentada e realidade virtual desenvolvidos pela Blumer, respectivamente, para a Mastercard e para a Johnson & Johnson.
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