Em Paris, 4.500 pedestres são vítimas de acidentes de trânsito, segundo estatísticas oficiais.
Logo, em vez de trabalhar apenas no socorro às vítimas, o Serviço de Segurança Rodoviária da França (DRIEA) em parceria com a agência ServicePlan da região, resolveu investir em uma campanha inusitada de prevenção.
A partir de um totem digital interativo, pedestres que decidem cruzar o farol ou não atravessar na faixa são impactados por um alerta sonoro de freada brusca e suas reações, fotografadas pelo equipamento.
Chamada de "Virtual Crash Billboard", a campanha estreou em abril na capital francesa - baseada numa pesquisa da Universidade de Estrasburgo que descobriu que, em 40% dos casos, os pedestres atravessavam a rua mesmo com seu sinal vermelho.
Sob as fotos (que igualmente estão compartilhadas em cartazes pelo país e no Facebook em prol da segurança nas ruas), após o flagra dos pedestres descuidados, é exibida a mensagem: "Não corra o risco de se deparar com a morte. Tome cuidado ao atravessar a rua, respeitando a sinalização".
Para se ter uma ideia, o vídeo já foi visto mais de 15 milhões de vezes no Facebook e quase 280 milhões no YouTube - o o qual pode conferir abaixo.
0 comentários: